Como ter mais atenção nos estudos

 

Como ter mais atenção nos estudos

Está cada vez mais difícil para os alunos prestar atenção nas aulas. Alguns professores atribuem isso à invasão de dispositivos tecnológicos que distraem; outros afirmam que é uma conseqüência da falta de interesse que as crianças recebem em suas casas. Mas todos os educadores concordam que existem estratégias para estimular a atenção dos alunos, e aqui eles oferecem suas dicas.

Uma das coisas mais difíceis para muitos estudantes quando se trata de estudar é se concentrar e evitar se distrair. Uma tarefa que pode ser complicada, uma vez que não é fácil se concentrar por várias horas em conceitos de memorização que podem ser um pouco pesados ​​e densos. Por esse motivo, oferecemos o conselho mais essencial para se concentrar no estudo e alcançar a máxima eficiência na preparação dos testes que você deve realizar.

Como se concentrar nos estudos?

Cada pessoa é um mundo e tem suas próprias táticas para estudar, mas há uma série de truques que podem ser úteis no caso de ter dificuldades em ter mais atenção nos estudos

  1. Condição de uma área de estudo ordenada

É essencial que o lugar onde você estuda é organizado e arrumado e pode condicionar sua capacidade de trabalho. Para se concentrar no estudo, primeiro devemos buscar um lugar calmo onde não há ruídos que possam enxergar nosso processo de aprendizagem. Uma vez que sabemos onde o lugar certo é e nós pedimos a mesa, podemos começar a estudar.

  1. Faça resumos e esquemas

É provável que as notas que que tiramos na aula sejam um tanto baixas e nossa caligrafia não seja a melhor. É normal, porque em muitas ocasiões devemos levá-las com pressa a não acompanhar a classe. Nesses casos, recomenda-se que usemos ferramentas on-line, para criar esquemas que nos ajudem a organizar os conteúdos de forma visualmente atraente e conectar os diferentes conceitos de aprendizagem com maior facilidade.

  1. Defina um cronograma apropriado

Devemos conhecer nosso próprio corpo e saber qual é o intervalo de tempo em que nos concentramos mais. Há pessoas que preferem estudar no início da manhã, enquanto há outros afirmam se concentrar mais durante a noite. Em qualquer caso, o importante para se concentrar no estudo é dormir pelo menos 7 a 8 horas para que o corpo e a mente descansem.

  1. Quebra de tempo a cada duas horas

Não é bom forçar a mente e gastar um excesso de horas estudando, pois isso pode afetar negativamente a nossa produtividade. Todos nós temos um limite, por isso é melhor descansar a cada duas horas de estudo e realizar diferentes atividades para se desconectar, como ir para uma corrida, assistir um capítulo de uma série ou ler um livro.

  1. Ouvir música apenas um pouco

Usar a música como uma via de escape e uma forma de relaxamento é uma das táticas mais populares e recorrentes entre os alunos. No entanto, pode acabar sendo prejudicial. A música pode nos ajudar a motivar enquanto estudamos, mas apenas se a usarmos um pouco. Passar todo o processo de estudo com música de fundo pode nos desconcentrar e nos fazer perder a eficácia.

  1. Sem smartphones

Com o surgimento de novas tecnologias e redes sociais, torna-se mais fácil se comunicar com nossos colegas e estar conectado. mas é uma espada de dois gumes. Mensagens do Whatsapp, notificações do Facebook ou do Instagram, fotos do Snapchat… Tudo isso nos ajuda a olhar para o telefone a cada cinco minutos e deixar de ler os livros. Por esse motivo, é conveniente deixar os smartphones em outro local, de modo a não ser tentado a olhar para ele constantemente.

  1. Não deixe tudo para o último minuto

O maior erro que um aluno pode fazer é deixar a maior parte do estudo na noite anterior ao exame. Esta situação pode causar um alto nível de pressão e estresse, o que reduz nossa produtividade e reduz a capacidade de concentração no estudo. Assim, devemos estabelecer um calendário de estudo com antecedência para organizar os dias e horas que vamos gastar para aprender cada lição.

Seguindo estas dicas, podemos estudar muito melhor e ter mais chances de sermos aprovados nos exames e provas da escola e faculdade.

Sobre o Autor

Rogerio
Rogerio

Olá! Meu nome é Rogério, atuo atualmente no ramo financeiro e pretendo com este projeto ajudar pessoas a evoluir em sua vida adquirindo conhecimento e colocando-o em prática! Afinal conhecimento é o maior investimento que você pode fazer e será seu maior ativo, pois ninguém pode tirá-lo de você!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *