Como organizar um calendário de publicações

Organizando um calendário de publicações

 

Além da qualidade do conteúdo de seu blog, para o aumento de leitores interessados que acompanhem seu conteúdo, é necessário ter uma estratégia e um bom planejamento para manter uma frequência de publicações e um plano de divulgação deste conteúdo para atrair potenciais leitores interessados vindos de outros canais, como redes sociais.

A melhor maneira de manter este planejamento, é criar e acompanhar um calendário de publicações. Porque vamos combinar de que de nada adianta criar o calendário se não formos capazes de acompanhá-lo, não é mesmo? rs

O calendário de publicações ajuda a controlar algumas tarefas, tais como:

– Definição de pautas e temas

– Prazos para produção de conteúdo

– Datas para publicação do conteúdo criado

– Divulgação em redes sociais

– Promoção em e-mail marketing para base de contatos

Os benefícios de se usar um calendário de publicações em sua estratégia de planejamento são:

Melhora na frequência da publicação: uma vez que a constância na frequência de publicações tem uma influência direta nos acessos advindos do tráfego orgânico, podendo até mesmo gerar o dobro de visitas em seu site ou blog.

A diversificação de temas e tipos de conteúdos: com um calendário de postagens, você passa a ter uma visão geral de temas que já foram ou que estão na fila de produção para serem abordados, com isso, você também consegue avaliar os formatos que já foram ou serão usados nos conteúdos do seu blog, o que faz com que você tenha a possibilidade de criar artigos, vídeos, ebooks, webnars e outros formatos.

Redução nos atrasos: ao utilizar um calendário, é possível planejar e garantir que todos os conteúdos serão produzidos com a antecedência necessária para serem postados na data correta e sem atrasos.

A criação do calendário de publicações deve ser uma das primeiras etapas do planejamento, devendo ser feita antes mesmo da criação do blog e da criação dos conteúdos que serão publicados, contudo, caso você não tenha seguido esta ordem, sempre há tempo de começar o seu calendário e sua estratégia de planejamento.

Para criar um calendário, não existe uma ferramenta certa, você pode utilizar a ferramenta que mais atende a sua necessidade. Existem diversas opções, tais como:

– Excel

– Planilhas Google

– Google Calendar

– Trello

Após a escolha da ferramenta, você deve definir uma frequência de publicação do seu conteúdo, pois essa frequência, vai afetar diretamente sua estratégia e a quantidade de conteúdo que deverá ser produzida.

Ao desenvolver a sua estratégia de conteúdo, você deverá considerar fatores como:

– Data e horário das publicações

– Pauta e persona

– Data limite para finalização

Para finalizar a criação do seu calendário de postagens, você deverá então, definir os canais de divulgação que pretende utilizar para divulgar o seu conteúdo.

Para a divulgação do conteúdo nas redes sociais, você deve considerar quais os conteúdos serão promovidos, quais as redes sociais serão utilizadas e os objetivos que você pretende alcançar com a divulgação, por exemplo: aumento do tráfego, geração de leads ou engajamento.

Já para a divulgação através de e-mail marketing para a base de contatos, você deve definir quais serão os dias e horários para o disparo de e-mails, o conteúdo do que será disparado, definir os objetivos dos disparos e acompanhar os resultados de suas campanhas de e-mail.

Por fim, não basta apenas criar o calendário, é preciso seguí-lo e mantê-lo sempre atualizado para conseguir atingir resultados que vão de encontro à sua estratégia.

 

Sobre o Autor

Rogerio
Rogerio

Olá! Meu nome é Rogério, atuo atualmente no ramo financeiro e pretendo com este projeto ajudar pessoas a evoluir em sua vida adquirindo conhecimento e colocando-o em prática! Afinal conhecimento é o maior investimento que você pode fazer e será seu maior ativo, pois ninguém pode tirá-lo de você!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *