Quais as vantagens de fazer uma campanha de links patrocinados

 

Anúncios de links patrocinados em buscadores, são aqueles que estão sempre acima de todos os outros resultados da busca e sempre estão acompanhados da palavra “anúncio” ao lado da URL de destino.

A criação e otimização desse tipo de campanha são processos muito simples e até quem não tem experiência alguma com esse tipo de mídia, consegue gerenciar uma campanha de links patrocinados, uma vez que as alterações podem ser feitas durante o curso da campanha e os resultados analisados instantaneamente.

O investimento direcionado para cada anúncio, está diretamente ligado ao total de cliques que esse anúncio tiver, pois o anunciante  paga somente quando o anúncio receber cliques, então é fácil programar os custos desse tipo de campanha.

 

Como funciona uma campanha de links patrocinados no Google?

 

Basicamente, uma campanha de anúncios patrocinados funciona da seguinte forma: os anúncios participam de um leilão onde além do valor do lance, a qualidade dos anúncios e o site do anunciante também são levados em conta. Portanto, nem sempre o anunciante que paga mais pelo lance, é quem será o ganhador da disputa.

Quando falamos em segmentação por palavras-chave, é preciso ter em mente que palavras mais generalistas são mais concorridas, portanto, costumam ser mais caras também.

Investir em uma campanha de links patrocinados no Google, é muito simples, pois o anunciante está no controle e é ele quem decide o quanto a campanha vai custar, o tempo que ela será veiculada, para quem os anúncios serão exibidos e como deverá ser feita a cobrança.

 

Termos que todo anunciante precisa saber

 

  • Palavra-chave: é o termo relevante para a campanha e para o negócio do anunciante, que fará que os anúncios sejam ativados para participarem do leilão quando um usuário buscar por esse termo ou termos similares.
  • CPC (custo por clique): é o valor que o anunciante está disposto a pagar toda vez que alguém clicar em seu anúncio.
  • Orçamento diário: é o valor máximo que o anunciante está disposto a investir em sua campanha por dia. Porém, o Google pode investir até 50% a mais do orçamento diário do anunciante, caso haja demanda no leilão. Embora o Google possa aumentar o orçamento diário por conta da demanda do leilão, esse valor nunca ultrapassará o investimento mensal.
  • Impressões: é número de vezes que o anúncio é exibido no leilão por ser acionado por termos relacionados às palavras-chave definidas no momento de criação da campanha.
  • CTR (click-trough-rate): é a taxa que representa o número de cliques que um anúncio teve sobre o número de impressões que o mesmo anúncio teve no leilão, isso mostra se seu anúncio é relevante para a busca dos clientes potenciais.
  • Conversão: é a ação esperada após o cliente potencial clicar no anúncio, esta ação deve ser algo valioso para o negócio do anunciante, pode ser uma ligação, preenchimento de formulário, inscrição em newsletter ou mesmo uma venda.

 

Contudo, é importante salientar que a decisão de usar links patrocinados, deve estar de acordo com a estratégia e objetivos do anunciante.

Sobre o Autor

Rogerio
Rogerio

Olá! Meu nome é Rogério, atuo atualmente no ramo financeiro e pretendo com este projeto ajudar pessoas a evoluir em sua vida adquirindo conhecimento e colocando-o em prática! Afinal conhecimento é o maior investimento que você pode fazer e será seu maior ativo, pois ninguém pode tirá-lo de você!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *